topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » NOS 510 ANOS DO MUNICIPIO LAJENSE, SERÁ UM DESPROPÓSITO HOMENAGEAR O SR. GILBERTO PAULINO DE CASTRO, FUNDADOR DO JORNAL “AS LAJES”?

 

NOS 510 ANOS DO MUNICIPIO LAJENSE, SERÁ UM DESPROPÓSITO HOMENAGEAR O SR. GILBERTO PAULINO DE CASTRO, FUNDADOR DO JORNAL “AS LAJES”?

 

Investigando na net sobre o quinzenário referido no título deste despretensioso escrito, encontramos o seguinte: 

“Publicações Periódicas Portuguesas Existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra books.google.pt/books?id=MvUcN6TrHQIC...Universidade de Coimbra. Biblioteca Geral – nº 1983  - Lages do PicoAçores, 1914 “As Lages”: folha quinzenal / Dir. Prop. Ed. Gilberto Paulino de Castro. — Lages do Pico 1914 (ano 1, n.o 1) — 1919”.

Link

Mas lembrar este ilustre Lajense porquê?

Ora há dias, num restaurante das Lajes onde me encontrava com a família a celebrar mais um aniversário de casamento, deparámo-nos numa mesa ao lado com os ilustres presidentes do município das Lajes e do município da Horta e respectivas famílias, em salutar confraternização, na senda do bem receber lajense. E perguntei a um dos meus genros (da Silveira) se conhecia a Casa da Ladeira do Mirante, que é ou foi propriedade da família do Sr. Gilberto Castro, bisavô do atual presidente da câmara da Horta, Prof. João Castro. Que não sabiam e nem já por ali (na Silveira) se falaria nisso…

Viajando pela minha memória encontro um senhor de bengala, porte distinto, visitando regularmente a vila das Lajes, já que passava os meses de verão com sua família, nessa casa com vistosa varanda, na ainda hoje Ladeira do Mirante, na Silveira (a tal Sintra Picoense) onde então conheci o pai e tios do atual Edil da Horta, já que meu avô, Francisco Machado Ávila, também tinha, logo abaixo, a sua adega de veraneio, que todos os netos frequentavam em harmoniosa vivência familiar, hoje propriedade de meu tio João Madruga Ávila.

O Sr. Gilberto residiu nas Lajes, na casa de que era proprietário, na Rua P. Manuel José Lopes, hoje da família do Sr. Clarêncio.

Foi Mestre da Filarmónica Liberdade Lajense.

Foi Chefe da Secretaria da Câmara Municipal das Lajes e depois transferiu-se para idênticas funções na Câmara da Horta.

Conforme vem explicito na nota sobre Publicações Periódicas Portuguesas, existente na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o Sr. Gilberto Paulino de Castro foi o fundador, proprietário e editor do jornal quinzenal “As Lages” (era assim que então se escrevia com “g”) desde 1914 (há 97 anos) até 1919.

Alguém com este percurso de vida Lajense não merecerá ser distinguido pela edilidade que durante anos serviu e pela terra que o viu nascer e à qual se dedicou nas mais diversas facetas sociais e culturais?

Aqui vai esta modestíssima sugestão-homenagem com um abraço à Família do Sr. Gilberto Castro, em especial ao jovem edil faialense – Prof. João Castro (filho).

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007